v. 20 (2024)
Melhores Trabalhos GT6 ENANCIB 2022/2023

Uso das mídias sociais em bibliotecas universitárias: análise da atuação, desafios e perspectivas bibliotecárias

Júlio César Pinto Fernandes
Universidade Federal do Ceará
Gabriela Belmont de Farias
Universidade Federal do Ceará
Biografia

Publicado 12-08-2024

Palavras-chave

  • Atuação bibliotecária,
  • Competência em informação,
  • Competência midiática,
  • Competnências infocomunicacionais,
  • Bibliotecas universitárias,
  • Mídias sociais
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Fernandes, J. C. P., & Farias, G. B. de. (2024). Uso das mídias sociais em bibliotecas universitárias: análise da atuação, desafios e perspectivas bibliotecárias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20, 1–27. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2063

Resumo

Apresenta uma análise da atuação bibliotecária em relação ao uso das mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras, cujo objetivo foi evidenciar as habilidades infocomunicacionais, os desafios e perspectivas dos bibliotecários que atuam nas atividades de comunicação que utilizam as mídias como ferramenta de trabalho. A pesquisa é de caráter exploratório, quali-quantitativa. Como técnica para analisar os dados qualitativos, foram utilizadas a categorização e codificação, que são fases do método da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os participantes do estudo foram 75 bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e elaborado no Google Forms enviado para os bibliotecários via e-mail do canal de comunicação da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Os resultados evidenciaram que as mídias sociais são utilizadas como ferramentas de comunicação e divulgação dos produtos e serviços informacionais e já está consolidada nas bibliotecas universitárias brasileiras, os bibliotecários participantes demonstraram que possuem uma consciência das habilidades infocomunicaionais para uma atuação eficaz; os desafios apontados envolvem a capacitação na área das mídias sociais e suas aplicações no contexto das bibliotecas, foi evidenciado a necessidade de haver políticas e diretrizes bem estabelecidas para o uso dessas ferramentas no âmbito institucional. Conclui apontando que as mídias sociais trazem para as bibliotecas universitárias novas perspectivas principalmente no que tange a atuação e desenvolvimento de habilidades para os bibliotecários; há o reconhecimento de que as mídias sociais se consolidaram ainda mais nas atividades profissionais, lançando olhares para uma ressignificação de das práticas de atuação. Evidenciou-se a necessidade das bibliotecas universitárias terem políticas e diretrizes para o uso das mídias sociais.

Referências

  1. ANZOLIN, Heloisa Helena; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 801-817, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116827015.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
  2. ARAÚJO, Walqueline Silva; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n. 47, p. 2-15, set./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34443. Acesso em: 12 out. 2021.
  3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
  4. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  5. BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995. Acesso em: 15 abr. 2022.
  6. BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 1, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/90962. Acesso em: 06 abr. 2022.
  7. BORGES, Jussara; BEZERRA, Lucas; DIOMONDES, Simone; COUTINHO, Leandro. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119451. Acesso em: 06 abr. 2022.
  8. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  9. COSTA, Rosa da Penha Ferreira da; MIGUEL, Marcelo Calderari; CARVALHO, Sandra Maria Souza de. A percepção da comunicação digital entre bibliotecários escolares: a integração social em um momento de pandemia. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-24, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5270. Acesso em: 05 jul. 2022.
  10. CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia, Robalino de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2008.
  11. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 12 fev. 2020.
  12. FREIRE, Isa Maria. Barreiras na Comunicação da Informação. In: STAREC, Claudio (org.). Gestão da Informação, inovação e inteligência competitiva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012. cap. 2, p. 15-33.
  13. GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315. Acesso em: 10 nov. 2021.
  14. GOTTSCHALG-DUQUE, Cláudio. Bibliotecas e mídias sociais. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília, DF: Ipea, 2017. p. 157-176.
  15. IZUAGBE, Roland; ISRAEL, Ifijeh Goodluck; ILO, Promise Ifeoma. Retooling the concept of Information Service Provision: imperatives for libraries in developing countries in times of pandemic. In: VIRTUAL CONFERENCE OF THE WESTE AND CENTRAL AFRICAN RESEARCH AND EDUCATION NETWORK, 6., 2021, São Paulo. Artigo. 2021. p. 1-11.
  16. LANKES, Richard David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.
  17. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  18. MACIEL, Camila Emilia Catoni Custódio; TREVISOL NETO, Orestes. Diretrizes para uso de mídias sociais nas bibliotecas universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 388-409, maio/ago. 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1222. Acesso em: 12 jul. 2022.
  19. MORIGI, Valdir José; PAVAN, Cleusa. Tecnologias de informação e comunicação: novas sociabilidades nas bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 117-125, jan./abr. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/20507. Acesso em: 10 out. 2021.
  20. MURIEL-TORRADO, Enrique et al. Serviços on-line das bibliotecas universitárias brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317540270_SERVICOS_ON-LINE_DAS_BIBLIOTECAS_UNIVERSITARIAS_BRASILEIRAS. Acesso em: 10 jun. 2022.
  21. MURPHY, Joe; MOULAISON, Heather. Social networking literacy competencies for librarians: exploring considerations and engaging participation. In: NATIONAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES, 14., 2009, Seattle. Artigo. Chicago: Association of College and Research Libraries, 2009. p. 1-6.
  22. NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23050. Acesso em: 12 set. 2021.
  23. PRADO, Jorge Moisés Kroll do; CORREA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, jul./set. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/35786. Acesso em: 11 out. 2021.
  24. SANTA ANNA, Jorge; CALMON, Maria Aparecida de Mesquita. O bibliotecário atuante em bibliotecas universitárias no Século XXI: a necessidade de adequação ao moderno profissional da informação (MIP). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 49–67, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2127. Acesso em: 12 mar. 2020.
  25. ZAIDAN, Tiago Eloy. As mídias digitais online no contexto da comunicação organizacional das bibliotecas. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 30, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5434/4437. Acesso em: 12 set. 2021.