Diretrizes para uso de mídias sociais nas bibliotecas universitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE

Camila Emilia Catoni Custódio Maciel, Orestes Trevisol Neto

Resumo


Investiga a presença de diretrizes para uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias do sistema ACAFE. Apresenta o quantitativo de bibliotecas universitárias que estão presentes nas mídias sociais e analisa as mídias sócias que são mais utilizadas por essas unidades informacionais. A pesquisa tem caráter exploratório, adota abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e bibliográfica, seu universo é composto de 16 universidades do sistema ACAFE e seu corpus envolve os sites das universidades e seus documentos institucionais, e as respectivas bibliotecas universitárias. Constata-se que os manuais de uso de mídias sociais recuperados são institucionais, ou seja, criados pelas universidades, sendo que nenhuma das 56 bibliotecas (centrais e setoriais) pesquisadas apresentam documento próprio. Percebe-se a presença das bibliotecas nas mídias sociais, sendo que o Facebook é a rede social digital mais utilizada, onde 30 das 56 bibliotecas universitárias possuem fan page e 1 utiliza um perfil, em contrapartida as demais mídias analisadas são pouco exploradas. Conclui-se que a presença nas mídias sociais pode contribuir para expandir a biblioteca a um espaço de experiência, criatividade e participação ativa da comunidade. A criação de diretrizes para o uso de mídias mostra-se essencial, como boas práticas para o bom desempenho e alcance dos resultados desejados.

Palavras-chave


Diretrizes. Mídias Sociais; Bibliotecas Universitárias;

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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