Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RBBD é um periódico científico mantido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB e tem como finalidades: a) constituir-se em periódico especializado da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e conhecimentos afins; b) preservar a memória profissional e constituir instrumento para análises futuras.

Periodicidade

A RBBD é uma publicação contínua, ou seja, os artigos são publicados assim que aprovados e diagramados num volume único do corrente ano.

Avaliação Qualis Capes (2017-2020)

Comunicação e Informação: Qualis A3

Processo de Avaliação pelos Pares

O Editor faz uma pré-análise do material enviado, qualificando-o ou não, num primeiro momento, para publicação. Passando pela primeira fase de julgamento, o artigo será submetido à avaliação rigorosa de, ao menos, dois pareceristas.

As sugestões dos pareceristas serão encaminhadas ao autor principal/correspondente, para as providências necessárias.

Efetuadas as alterações, o autor deverá encaminhar a nova versão do trabalho para uma reavaliação por parte dos relatores.

O artigo só estará apto para publicação após avaliação final dos relatores.

Textos em inglês, cujo autor principal não tenha esse idioma como língua mãe, assim como os Abstracts de trabalhos em português, deverão ser revisados por profissional habilitado para essa função.

A correção da prova final do trabalho, apontadas pelos Editores de Texto, antes da publicação, será feita pelos próprios autores. Nesta fase do processo, não mais serão aceitas modificações.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial de acesso ao conhecimento.

 

Indexação

- BRAPCI: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação

- Google Acadêmico 

 

Histórico do periódico

A FEBAB, desde sua criação em 1959, sempre se preocupou em propiciar à classe bibliotecária e à sociedade brasileira um veículo de comunicação e divulgação da área.

Em 1960 lançou o Boletim Informativo com o objetivo de registrar eventos e informações consideradas de relevância para a Biblioteconomia Brasileira, cuja coleção completa é constituída de 78 fascículos, que estão no acervo do Centro de Memória e Biblioteca Laura Russo da Federação, sendo encerrada a sua edição em dezembro de 1972. Após 13 anos, a partir de convênio efetivado em 1972 com o Instituto Nacional do Livro (INL), lança em 1973 o v.1, n.1, jan./mar., da Revista de Biblioteconomia e Documentação (RBBD). Sem dúvida foi um marco para os profissionais e desde sua primeira edição transformou-se em um referencial de atualização, propiciando um canal de divulgação importante da produção técnico-científica para a área de informação.

No decorrer de sua trajetória, a revista apresentou várias propostas de layout e diagramação, e, numa forma de resposta aos anseios dos bibliotecários e às necessidades de modernização, foi lançada uma Nova Série no 1º semestre de 1999, procurando manter as suas características físicas e sua identidade junto à classe. Acompanhando as inovações tecnológicas da sociedade contemporânea, a RBBD, Nova Série, órgão oficial da FEBAB, foi disponibilizada, a partir do 1º semestre de 2006 (v.2, n.1), em formato digital, seguindo a tendência mundial, com o acesso a partir do website www.febab.org.br.

Esse novo formato da RBBD é o resultado do esforço coletivo de equipe de natureza multidisciplinar e de pessoas comprometidas com a consolidação de ideias e ideais, sendo um veículo de comunicação que está sempre aberto às novas contribuições que visem o compartilhamento de experiências e conhecimentos para o fortalecimento e o engrandecimento dos profissionais da informação no contexto brasileiro. Na gestão de Adriana Cybele Ferrari, que se iniciou em 2014, por decisão da diretoria, a RBBD passou a publicar os trabalhos aprovados nos eventos promovidos pela FEBAB, em números especiais.