Uso das mídias sociais em bibliotecas universitárias: análise da atuação, desafios e perspectivas bibliotecárias
Publicado 2024-08-12
Palabras clave
- Atuação bibliotecária,
- Competência em informação,
- Competência midiática,
- Competnências infocomunicacionais,
- Bibliotecas universitárias
- Mídias sociais ...Más
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Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
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Resumen
Apresenta uma análise da atuação bibliotecária em relação ao uso das mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras, cujo objetivo foi evidenciar as habilidades infocomunicacionais, os desafios e perspectivas dos bibliotecários que atuam nas atividades de comunicação que utilizam as mídias como ferramenta de trabalho. A pesquisa é de caráter exploratório, quali-quantitativa. Como técnica para analisar os dados qualitativos, foram utilizadas a categorização e codificação, que são fases do método da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os participantes do estudo foram 75 bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e elaborado no Google Forms enviado para os bibliotecários via e-mail do canal de comunicação da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Os resultados evidenciaram que as mídias sociais são utilizadas como ferramentas de comunicação e divulgação dos produtos e serviços informacionais e já está consolidada nas bibliotecas universitárias brasileiras, os bibliotecários participantes demonstraram que possuem uma consciência das habilidades infocomunicaionais para uma atuação eficaz; os desafios apontados envolvem a capacitação na área das mídias sociais e suas aplicações no contexto das bibliotecas, foi evidenciado a necessidade de haver políticas e diretrizes bem estabelecidas para o uso dessas ferramentas no âmbito institucional. Conclui apontando que as mídias sociais trazem para as bibliotecas universitárias novas perspectivas principalmente no que tange a atuação e desenvolvimento de habilidades para os bibliotecários; há o reconhecimento de que as mídias sociais se consolidaram ainda mais nas atividades profissionais, lançando olhares para uma ressignificação de das práticas de atuação. Evidenciou-se a necessidade das bibliotecas universitárias terem políticas e diretrizes para o uso das mídias sociais.
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