Publicado 28-07-2024
Palavras-chave
- Biblioteca universitária,
- Makerspace,
- tendências em bibliotecas
Como Citar
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Introdução: a pesquisa aborda o papel das inovações tecnológicas no processo de evolução das bibliotecas, focando no uso dos makerspaces em bibliotecas universitárias. Objetivo: identificar se a inserção do makerspace nos espaços físicos das bibliotecas representa uma mudança permanente na concepção da biblioteca universitária. Metodologia: utilizando o método de levantamento, foram enviados questionários à bibliotecas universitárias listadas nos principais rankings universitários. Análise dos dados: as bibliotecas que possuem makerspace estão localizadas sobretudo em países desenvolvidos. O foco dos makerspaces na biblioteca universitária está voltado para as disciplinas técnico-científicas e as principais ferramentas disponibilizadas são impressora 3D, equipamentos de eletrônica, circuitos e programação. A maior parte dos recursos financeiros advém principalmente das próprias bibliotecas. O acesso ao makerspace é gratuito na grande maioria dos espaços. Não houve resistência por parte dos usuários para inserção dos makerspaces no espaço físico. A maior parte dos respondentes considera como uma tendência permanente nas bibliotecas, bem como acreditam que o makerspace pode melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. Com relação ao aumento do engajamento dos estudantes a opinião dos respondentes é preponderantemente neutra. Conclusão: os makerspaces têm sim um grande potencial em se tornar uma tendência permanente nas bibliotecas universitárias. Mais estudos são necessários para que o espaço tenha propósito e condições de se manter
Referências
- APPLETON, Leo. Academic libraries and student engagement: a literature review. New Review of Academic Librarianship, v. 26, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13614533.2020.1784762. Acesso em: 17 fev. 2023.
- ARUP University. Future libraries: workshops summary and emerging insights. London: Arup University, 2015. Disponível em https://www.arup.com/perspectives/publications/research/section/future-libraries. Acesso em: 19 fev. 2020.
- ATKINSON, J. Technology, change and the academic library. Hull: Chandos Publishing, 2020.
- BRITTON, Lauren. A fabulous laboratory: the makerspace at Fayetteville Free Library. Chicago: Public Libraries Online, July/August, 2012. Disponível em: http://publiclibrariesonline.org/2012/10/a-fabulous-labaratory-the-makerspace-at-fayetteville-free-library/. Acesso em: 3 out. 2019.
- BRONKAR, C. How to start a library makerspace. In: KROSKI, E. The makerspace librarian’s sourcebook. Chicago: ALA, 2017.
- BROWDER, Russel; ALDRICH, Howard; BRADLEY, Steven. The emergence of the maker movement: implications for entrepreneurship research. Journal of Business Venturing, v. 34, p. 459-476, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2019.01.005. Acesso em: 14 set. 2020.
- BURKE, John. Making sense: can makerspaces work in academic libraries?. In: ACRL 2015 Conference: Creating Sustainable Community, 2015, Portland, Oregon. ACRL 2015 Conference Proceedings. Chicago: ACRL, 2015. v. 2, p. 497-504. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/conferences/confsandpreconfs/2015/Burke.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021
- CALIFORNIA COMMUNITY COLLEGES. Makerspace impact: implementation strategies & stories of transformation. California: CCC Maker, 2019. Disponível em: https://www.mtsac.edu/president/cabinet-notes/2019-20/CCC_Makerspace_Impact_111519.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.
- CAO, Fenfang; WU, Shuheng; STVILIA, Besiki. Library makerspaces in China: a comparison of public, academic, and school libraries. Journal of Librarianship and Information Science, v. 52, n. 4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000620908657. Acesso em: 11 ago. 2021.
- CATALANO, Amy Jo; GLASSER, Sarah; CANIANO, Lori; CANIANO, William; PARETTA, Lawrence. An analysis of academic libraries’ participation in 21st century library trends. Evidence Based Library and Information Practice, v. 13, n. 3, p. 4-16, 2018. Disponível em https://journals.library.ualberta.ca/eblip/index.php/EBLIP/article/view/29450/21916. Acesso em: 17 mar. 2021.
- COLEGROVE, Tod. Makerspaces in libraries: technology as catalyst for better learning, better teaching. Ingeniería Solidaria, v. 13, n. 21, p. 19-26, jan. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.16925/in.v13i21.1724. Acesso em: 9 ago. 2020.
- CURRY, Robert. Makerspaces: a beneficial new service for academic libraries? Library Review, v. 66, n. 4/5, 2017, p. 201-212. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LR-09-2016-0081. Acesso em: 1 abr. 2020.
- FLEMING, L. What constitutes making? Worlds of Learning, October 26, 2016. Disponível em: https://worlds-of-learning.com/2016/10/26/what-constitutes-making/. Acesso em: 2 ago. 2020.
- HATCH, M. The maker movement manifesto. New York: McGraw Hill Education, 2014.
- HUNT, Jonathan; CULPEPPER, Martin L. Who, what, when and where: learning from students use patterns when they have access to multiple makerspaces on a Campus. In: International Symposium on Academic Makerspaces, 2., 2017, Cleveland. Proceedings. Cleveland: IJAMM, 2017. p. 1-4. Disponível em: https://assets.pubpub.org/0zr120is/01585585326304.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
- JOHNSON, Eric D. M. In the library or of the library: the why of makerspaces in academic libraries. In: International Symposium on Academic Makerspaces, 2., 2017, Cleveland. Proceedings. Cleveland: IJAMM, 2017. p. 1-4. Disponível em: https://assets.pubpub.org/pw2drpe5/01585584601869.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.
- MICHAEl, Joel. Where's the evidence that active learning works? Advances in Physiology Education, n. 30, Dec. 2006. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00053.2006. Acesso em: 28 jul. 2021.
- MOOREFIELD-LANG, Heather. Makers in the library: case study for 3D printers and maker spaces in library settings. Library Hi Tech, v. 32, n. 4, p. 583-593, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHT-06-2014-0056. Acesso em: 7 ago. 2020.
- MOOREFIELD-LANG, Heather. Change in the making: makerspaces and the ever-changing landscape of libraries. TechTrends, v. 59, n. 3, p. 107-112, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-015-0860-z. Acesso em: 2 ago. 2020.
- MOREIRA, Matheus; Lucca, Bruno. Brasil cai três posições no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Folha de São Paulo online. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/09/brasil-cai-tres-posicoes-no-indice-de-desenvolvimento-humano-da-onu.shtml. Acesso em: 20 mar. 2023.
- PEPPLER, Kylie; BENDER, Sophia. Maker movement spreads innovation one project at a time. Phi Delta Kappan, v. 95, n. 3, p. 22-27, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/003172171309500306?casa_token=VdDd3yRKewYAAAAA:DQAM964DZPntX6eMT8OXHobIV0bA93bEDefb3Jevyclvh_I6JVAJPN_OWG0Fbc7v9yNcL7YUqzPV. Acesso em: 19 out. 2021.
- RICH, Samantha. A survey of makerspaces in Academic Libraries, 2014. 26 f. A Master’s Paper for the M.S. in L.S degree. April, 2014. School of Information and Library Science, University of North Carolina at Chapel Hill, 2014. Disponível em: https://cdr.lib.unc.edu/concern/parent/nz806349h/file_sets/c821gp59h. Acesso em: 19 jul. 2021.
- ROSS, Lyman; SENNYEY, Pongcracz. The library is dead, long live the library! The practice of academic librarianship and the digital revolution. Journal of academic librarianship, v. 34, v. 2, p. 145-152, March, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2007.12.006. Acesso em: 8 fev. 2021.
- SANTOS NETO, J. A. dos; ZANINELLI, T. B. Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2633–2656, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005. Acesso em: 25 mar. 2023.
- SCHLAK, Tim. Academic libraries and engagement: a critical contextualization of the library discourse on engagement. Journal of Academic Librarianship, v. 44, Issue 1, January 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2017.09.005. Acesso em: 17 fev. 2023
- SHERIDAN, K.; HALVERSON, E.; LITTS, B.; BRAHMS, L.; JACOBS-PRIEBE, L.; OWENS, T. Learning in the making: a comparative case study of three makerspaces. Harvard Educational Review, v. 84, n. 4, 2014. Disponível em: https://www.makersempire.com/wp-content/uploads/2018/02/Learning-in-the-Making-A-Comparative-Case-Study-of-Three-Makerspaces-Sheridan-14.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
- SMART, Ann. To unfold: what a makerspace taught me (part 2). Blog Smartucate, 2015. Disponível em: http://asmartucate.blogspot.com/2015/11/to-unfold-what-makerspace-taught-me.html. Acesso em: 19 out. 2021.
- TAHERI, Pooya; ROBBINS, Philip; MAALEJ, Sirine. Makerspaces in first-year engineering education. Education Sciences, v. 10, n. 8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci10010008. Acesso em: 1 abr. 2020.
- VILLA, Natalie. The maker movement defined: how creative workers are partnering to grow the economy. Creative Vitality Suite, Sept. 2016. Disponível em: https://cvsuite.org/2016/09/13/the-maker-movement-defined-how-the-creative-workers-are-partnering-to-grow-the-economy/. Acesso em: 14 set. 2020.
- WONG, Anne; PARTRIDGE, Helen. Making as learning: makerspaces in universities. Australian Academic & Research Libraries, v. 47, n. 3, p. 143-159, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/00048623.2016.1228163. Acesso em: 2 ago. 2020.