v. 13 (2017): CBBD 2017
Eixo 8 - Advocacy, inovação e empreendedorismo

Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln

João Arlindo dos Santos Neto
Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual de Londrina
Biografia
Thais Batista Zaninelli
Universidade Estadual de Londrina
Biografia

Publicado 23-12-2017

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar,
  • Inovação em serviços de informação,
  • Inovação em bibliotecas,
  • Movimento maker,
  • Markerspace.

Como Citar

Santos Neto, J. A. dos, & Zaninelli, T. B. (2017). Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 2633–2656. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005

Resumo

A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente.