v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Abordagem Teórica e Interlocuções da MIL

Literacias emergentes em contextos digitais

Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Literacia informacional. Literacia digital. Literacia midiática e informacional. Tecnologias de informação e comunicação. Inclusão digital

Como Citar

Botelho-Francisco, R. E. (2017). Literacias emergentes em contextos digitais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 4–26. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/653

Resumo

Este trabalho apresenta percurso histórico e teórico em torno do conceito emergente de literacias, culminando com filiação à abordagem de Media and Information Literacy (MIL) como uma perspectiva de observação da Cultura Digital. A proposta foi construída a partir de revisão bibliográfica em torno dos conceitos de literacia informacional, literacia digital e MIL, tendo em vista subsidiar novas abordagens para pesquisas online e qualitativas com frequentadores de postos de inclusão digital. Com a discussão, espera-se construir um quadro conceitual no qual as literacias sejam compreendidas a partir de um processo de apropriação consciente do ciberespaço, numa postura de aprendizado dinâmico, colaborativo e constante