Publicado 10-01-2025
Palavras-chave
- Inclusão social,
- Acessibilidade,
- Formação social do bibliotecário,
- Responsabilidade social
Como Citar
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
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Resumo
Este artigo aborda a inclusão social como um tema central da Agenda 2030, documento elaborado pela ONU em 2015, do qual o Brasil é signatário. Explora o papel fundamental dos bibliotecários como agentes que garantem os direitos das pessoas excluídas e destacam a importância da capacitação desses profissionais nessa área. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é apresentada como um dispositivo legal que impulsionou mudanças e adequações nas instituições públicas e privadas do país, buscando promover a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse contexto, é ressaltada a relevância das políticas de inclusão voltadas especificamente para esse grupo. O artigo também enfoca a importância da responsabilidade social dos bibliotecários, que vai além do cumprimento das obrigações legais, enfatizando a necessidade de promover a igualdade de acesso à informação e a inclusão de todos os usuários, independentemente de suas condições físicas ou habilidades. Além disso, destaca-se a criação de disciplinas de inclusão nos currículos de Biblioteconomia como um caminho para capacitar os futuros bibliotecários no entendimento das questões relacionadas à diversidade, acessibilidade e inclusão. O objetivo é refletir a formação do bibliotecário e sua preparação para as causas e demandas sociais direcionadas a acessibilidade e a inclusão. A metodologia utilizada é o paradigma indiciário, a pesquisa exploratória e a análise descritivo analítica. Conclui que a formação profissional é fundamental para que possam ser desenvolvidas práticas e serviços inclusivos nas bibliotecas, proporcionando um ambiente acolhedor e garantindo o acesso equitativo à informação para todos.
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