v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

A competência em informação como elemento essencial para a mediação da informação em ambiente organizacional na sociedade midiatizada

Carolina Vitória de Oliveira Correia Alves
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Regina Célia Baptista Belluzzo
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Mediação da Informação,
  • Ambientes Organizacionais,
  • Midiatização.

Como Citar

Alves, C. V. de O. C., & Belluzzo, R. C. B. (2022). A competência em informação como elemento essencial para a mediação da informação em ambiente organizacional na sociedade midiatizada. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1811

Resumo

A atual sociedade é marcada pela velocidade e quantidade de informações que são trocadas em frações de segundos. Nesse sentido, a informação tornou-se matéria-prima, principalmente nas novas configurações organizacionais. Este trabalho centra-se na análise da competência em informação enquanto elemento essencial para o desenvolvimento e mediação de informação e conhecimento em ambientes organizacionais. A pesquisa é de natureza bibliográfica, qualitativa e descritiva. O levantamento bibliográfico, de caráter seletivo, alçou textos teóricos fundamentais da ciência da informação a fim de identificar as teorias que envolvem o conhecimento sobre mediação da informação, competência em informação e a correlação entre ambos em ambiente organizacional. Ao debruçar-se sobre a base teórica, buscou-se contribuir para o debate acerca da importância da competência em informação em ambientes corporativos enquanto elemento essencial para a mediação da informação entre os atores das organizações, bem como para o desenvolvimento e gestão do conhecimento, com vistas à resolução de problemas oriundos das próprias organizações, além de abranger também a tomada de decisão, influenciando de maneira positiva e estratégica na realização dos objetivos das organizações em seus contextos de atuação. As reflexões e considerações havidas como resultados sobre a situação borderline entre competência em informação e a mediação da informação apontam ainda a primeira, não somente como estratégia para solução de problemas, mas como elemento essencial para o desenvolvimento sistemático da organização enquanto instituição e enquanto parte da sociedade midiatizada.