v. 20 (2024)
Melhores Trabalhos GT6 ENANCIB 2022/2023

Competência em informação de pais de surdos : estudo do compartilhamento e das fontes de informação

Ana Paula Pereira
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia

Publicado 12-08-2024

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Habilidades informacionais,
  • Fontes de informação,
  • Surdez,
  • Pais de surdos

Como Citar

Pereira, A. P., & Alcará, A. R. (2024). Competência em informação de pais de surdos : estudo do compartilhamento e das fontes de informação . Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20, 1–23. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2059

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre a competência em informação, a partir do compartilhamento e das fontes de informação utilizadas por pais de surdos em seus fazeres informacionais cotidianos. Acredita-se que este processo pode fomentar a aprendizagem sobre informações atreladas à surdez. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Adotou-se uma pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário. A população-alvo foi composta por 34 pais que têm seus filhos surdos atendidos por duas instituições especializadas na área de surdez na região norte do estado do Paraná (BR). Os resultados obtidos indicaram que as fontes de informação mais utilizadas foram: outros pais de surdos, familiares, sites especializados sobre a surdez, posto de saúde (médicos, enfermeiras) e as próprias instituições que integraram o estudo. Dentre as habilidades informacionais destacaram-se: saber usar a informação para participar da vida do filho surdo; usar a informação para auxiliar o filho surdo e saber localizar e usar a informação quando necessitam. Conclui-se que os pais de surdos ao desenvolverem as habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais da competência em informação podem lidar com as informações e consequentemente com a surdez de modo mais consciente e reflexivo. Além disso, quando eles se sentem pertencentes à comunidade surda, podem multiplicar o seu conhecimento, ao aprender, compartilhar e produzir informações nas diferentes fontes, com as quais poderão lidar com desafios e dificuldades.

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