v. 21 (2025)
Artigos

Biblioteca na escola: um debate no parlamento catarinense para cumprimento da lei 12.244/2010 – uma causa, uma forma de luta e perspectivas

Eliane Fioravante
Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo)
Gisela Eggert-Steindel
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Biografia
Alzemi Machado
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)
Biografia
Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg
Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin)
Biografia

Publicado 13-08-2025

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar - Santa Catarina,
  • Lei 12.244/2010 - Brasil,
  • Políticas públicas,
  • Educação básica,
  • Bibliotecário

Como Citar

Fioravante, E., Eggert-Steindel, G., Machado, A., & Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg, C. (2025). Biblioteca na escola: um debate no parlamento catarinense para cumprimento da lei 12.244/2010 – uma causa, uma forma de luta e perspectivas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 21, 1–29. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2022

Resumo

Este texto expõe principais ações junto à Assembleia Legislativa de Santa Catarina visando o cumprimento da Lei Federal 12.244/2010 – obrigatoriedade de biblioteca nas escolas - culminando numa audiência pública. Aponta relações e articulações entre representantes das diferentes instituições envolvidas com essa temática. Do acolhimento do legislativo catarinense, palco desse debate, e do que foi exposto nele, evidencia que a biblioteca escolar - instituição de leitura, informação, conhecimento e escrita - está entrelaçada a muitas outras instituições, públicas e privadas, nos âmbitos local, estadual e nacional. Desse esforço conjunto, se depreende: é preciso discutir políticas públicas voltadas à biblioteca escolar, para garanti-la, com qualidade, aos estudantes. Em nome dessa causa, é urgente estreitar diálogos e estabelecer alianças entre instituições, gestores e profissionais. A audiência pública indicou caminhos possíveis para tal. A formação de Grupos de Trabalho pautados nas proposições apresentadas, é um deles.

Referências

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