v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP

Rita Cássia Silva dos Santos
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)
Tamara de Souza Brandão Guaraldo
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Ensino remoto emergencial,
  • Metodologias Ativas,
  • Google Classroom

Como Citar

Santos, R. C. S. dos, & Guaraldo, T. de S. B. (2022). Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–14. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851

Resumo

O presente trabalho refere-se à aplicação de atividades didáticas e de mediação da informação no curso de Gestão de Tecnologia de uma faculdade particular na cidade de Bauru/SP, no segundo semestre de 2020, durante isolamento social da COVID-19. A pandemia surge como situação-problema, com isso levou ao uso de novas formas de ensino/aprendizagem, como o ensino remoto emergencial (ERE) e uso de plataformas para mediação da informação entre docentes e alunos. O artigo tem por objetivo apresentar as adequações ao ERE, as estratégias didáticas e de mediação da informação na disciplina de Tecnologia da Informação, os resultados obtidos e a percepção dos alunos em relação a estas. Apresenta uma metodologia de caráter exploratório descritivo, se refere à narração das estratégias desenvolvidas na disciplina citada durante o ERE. Foram observados o uso de metodologias ativas, como atividades práticas, desenvolvimento de vídeos, apresentações on-line, com apoio da plataforma Google Classroom para mediação da informação entre docente e alunos. Dentre os trabalhos desenvolvidos foram analisados a produção de vídeos aulas pelos próprios alunos, em equipes remotamente, e produção de e-book explicativo sobre o conteúdo dos vídeos desenvolvidos. Como avaliação final, foi aplicado um questionário sobre o aproveitamento da disciplina, o comportamento dos alunos e a percepção geral deste momento. Os resultados encontrados, através da análise dos trabalhos apresentados pelos alunos e dos questionários, demonstraram que as atividades propostas, proporcionaram uma aprendizagem ativa na busca e uso de informações. A Mediação da Informação através da Plataforma Google Classroom, foi exercitada de maneira satisfatória, e pôde auxiliar para gerar mais autonomia aos alunos. Considera-se também que, os alunos vivenciaram uma aprendizagem dinâmica, fora dos moldes padrão da aula presencial, incentivando o aluno a desenvolver o seu conhecimento via pesquisa e busca de informações.