v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador

Luana Karen Rodrigues de Carvalho
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Lidia Eugenia Cavalcante
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da leitura,
  • Práticas de mediação da leitura,
  • Formação de mediadores da leitura,
  • Ensino-aprendizagem.

Como Citar

Carvalho, L. K. R. de, & Cavalcante, L. E. (2022). Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.