v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação editorial e o histórico do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe

Rafaela Ferreira Lopes
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Martha Suzana Cabral Nunes
Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação Editorial,
  • Portal de Periódicos da UFS,
  • Biblioteconomia,
  • Comunicação científica

Como Citar

Lopes, R. F., & Nunes, M. S. C. (2022). Mediação editorial e o histórico do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–15. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1814

Resumo

Esta pesquisa destaca o tema da comunicação científica observada nos portais de periódicos e sua relação com a mediação editorial, mais diretamente no âmbito do Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal de Sergipe. Parte do contexto dos periódicos científicos, onde se pode observar a atuação de diferentes sujeitos que agem em interação mútua, a fim de promover a disseminação e uso da informação e a circulação do conhecimento. No estudo a respeito do Portal de Periódicos da UFS, a pergunta que levou à pesquisa foi: como esse portal de periódicos foi criado e quais as condições para sua evolução? Desse modo, os objetivos são analisar a criação do Portal de Periódicos da UFS e sua atuação na comunicação científica universitária, além de compreender a mediação editorial e sua relação com a comunicação científica através da literatura. Foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, que se desenvolveu no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe a partir de entrevistas e da observação sistemática. Considera-se, que essa pesquisa cumpriu seu propósito no sentido de compreender que os periódicos científicos promovem a mediação editorial e a comunicação científica, visto que se relacionam diretamente ao campo da interação e disseminação da informação e da ciência.