v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação da informação na "quebrada": a autorrepresentação nas narrativas audiovisuais produzido por jovens da periferia de Belém-Pará

Jetur Lima de Castro
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)
Alessandra Nunes de Oliveira
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da informação,
  • Interferência,
  • Coletivo,
  • Audiovisual,
  • Autorrepresentação

Como Citar

Castro, J. L. de, & Oliveira, A. N. de. (2022). Mediação da informação na "quebrada": a autorrepresentação nas narrativas audiovisuais produzido por jovens da periferia de Belém-Pará. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1801

Resumo

Discute a mediação da informação e a ação de interferência relacionando o audiovisual como uma forma de participação política e uma luta por autorrepresentação vista por um coletivo de mídia alternativa da periferia da cidade de Belém-Pará. Torna-se central na nossa discussão a compreensão da ação de interferência em que indivíduos e coletivos da periferia utilizam a própria experiência contrapondo certos estereótipos que os reduz em uma categoria simplista. Isso, torna-se fundamental para analisar a MI e as múltiplas linguagens. Do ponto de vista metodológico caracteriza-se por ser de natureza qualitativa do tipo exploratório, adota como métodos a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando referenciais teóricos específicos da CI e da comunicação que tratam das múltiplas linguagens, narrativas audiovisuais e autorrepresentação. Utilizou-se também a análise de conteúdo e a análise de enquadramento, as quais caracterizam a organização das vivências e falas quando os indivíduos se encontram num espaço, contam com um corpo em que agem concretamente e compõem ordens legítimas, mediada através da comunicação. Como resultado, observou-se que os instrumentos utilizados nas ações do coletivo de mídia alternativa e a preparação dos materiais audiovisuais, são encontrados nas abordagens de estudos da CI, as quais utilizam os suportes informacionais, assim como as informações que estão presentes de maneira objetiva e simbólica, como as múltiplas linguagens, que são mediadas e discutidas pelos jovens da periferia em busca de mudanças sociais. Por fim, os pesquisadores na CI devem analisar os fenômenos que atendam às necessidades sociais e sua inserção na MI precisa estar situada. A exemplo, destacam-se as produções audiovisuais de coletivos como práticas emancipatórias informacionais. A inserção de conceitos e aplicações como a autorrepresentação, informação e a documentação popular pautada nas narrativas audiovisuais no campo da Informação e da Mediação, a nosso ver, ampliam essas experiências.