Gestão do conhecimento na produção de material didático para EaD: estudo no Setor de Revisão da SEDIS/UFRN
Publicado 02-01-2019
Palavras-chave
- Gestão do Conhecimento,
- Educação a Distância,
- Material Didático
Como Citar
Copyright (c) 2018 Edineide Silva Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da gestão do conhecimento para produção de material didático na EaD, especificamente no Setor de Revisão da SEDIS/UFRN. Sendo que objetiva especificamente, caracterizar o perfil dos atores envolvidos na revisão do material didático na SEDIS/UFRN, como também, descrever as etapas na produção de material didático na EaD e, ainda, relacionar a gestão do conhecimento, baseada no modelo SECI de Nonaka e Takeuchi, com a EaD. Utiliza uma metodologia do tipo exploratória, descritiva e estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa; com questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, respondido por nove colaboradores do setor de Revisão. As análises demonstraram que parece existir um trabalho mais consolidado a respeito da socialização (conhecimento compartilhado) e da internalização (conhecimento operacional). É perceptível a necessidade de amadurecimento no que se refere à combinação (conhecimento sistêmico) e a externalização (conhecimento conceitual). Assim, conclui que os sujeitos evidenciam ter conhecimento e mostram-se disponíveis para compartilhar da construção de mecanismos que consolidem a gestão do conhecimento.