Narrativa transmídia: uma experiência didático-pedagógica na graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Resumo
Publicado 2018-09-28
Palabras clave
- Transmidiação de narrativas. Cultura da Convergência. Conversão do Conhecimento. Ensino de biblioteconomia.
Cómo citar
Derechos de autor 2018 MARIA ROSA CRESPO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
A investigação dialoga com as correntes de pensamento que analisam a necessidade premente e contínua de atualização informacional, cultural, técnica e tecnológica exigida pela dinâmica social na atualidade, sublinhando o papel da informação para construção da ordem social, da produção econômica, da ciência e da cultura. Contextualiza a importância exponencial das Tecnologias da Informação e Comunicação nas relações humanas e analisa a questão do uso dos meios para aquisição do conhecimento em ambientes formais e informais relacionados à escolaridade. Esclarece o conceito e a prática da transmidiação de narrativas no âmbito das teorias da Comunicação e apresenta um panorama sobre a Ciência da Informação enquanto responsável pela disseminação da informação e do conhecimento a partir da ótica das Ciências Sociais Aplicadas. Apresenta relato de um exercício de Transmidiação de Narrativa como modalidade cultural, visando à apropriação de conteúdos históricos, por alunos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.