Vol. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Abordagem Teórica e Interlocuções da MIL

O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise

Regina Celia Baptista Belluzzo
UNESP
Biografía

Publicado 2017-01-29

Palabras clave

  • Competência em Informação. Indicadores.

Cómo citar

Belluzzo, R. C. B. (2017). O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 47–76. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648

Resumen

Apresentam-se resultados da Parte I de pesquisa sobre o estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil (2000-2016) envolvendo os indicadores que foram construídos conceitualmente desde 2003, a partir de projeto de pesquisa intitulado “Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da information literacy”, desenvolvido em nível de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNESP-Araraquara) e agora, em melhoria contínua, foram atualizados e reformulados para a análise dos corpus de documentos com fundamento na Análise de Conteúdo de Bardin. Tais indicadores foram constituídos como sendo: questões terminológicas; contextos e abordagens teóricas; políticas e estratégias; inclusão social e digital; ambiente de trabalho; cidadania e aprendizagem ao longo da vida; busca e uso da informação; boas práticas; gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva; bibliotecas, bibliotecários e arquivistas; mídia e tecnologias; diferentes grupos ou comunidades; e, tendências e perspectivas. Ao final, é apresentada uma descrição conceitual desses indicadores para melhor compreensão e possibilidades de aplicação em futuras pesquisas e estudos