Vol. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

As bibliotecas como espaço de aprendizagem nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP)

Publicado 2016-05-04

Palabras clave

  • Biblioteca escolar. Cooperação internacional. Formação técnica. Trabalho em biblioteca. Trabalho em saúde.

Cómo citar

Azevedo, A. L. de. (2016). As bibliotecas como espaço de aprendizagem nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 27–45. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/555

Resumen

Este trabalho refere-se à proposta de pesquisa no âmbito do mestrado em Educação Profissional em Saúde, sobre o papel das bibliotecas na formação dos técnicos em saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Nesses países, a força de trabalho em saúde é insuficiente, com uma minoria de profissionais qualificados. O objetivo do estudo é analisar as condições em que se encontram as bibliotecas das instituições de formação de trabalhadores técnicos em saúde desses países, com as quais a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio mantém parcerias de cooperação internacional, a fim de subsidiar as ações de cooperação desenvolvidas, no âmbito da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. A pesquisa é classificada como descritiva, bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa de campo é direcionada aos bibliotecários/trabalhadores das bibliotecas das escolas desses países, mediante aplicação de questionário. Em relação à cooperação técnica desenvolvida pelo Brasil, é válido lembrar que, esses países figuram entre as suas prioridades. Por isso, faz-se necessário um estudo aprofundado dessa situação, a fim de evidenciar as condições em que se encontram as bibliotecas dessas escolas e o papel desempenhado por elas na aprendizagem dos futuros técnicos em saúde.