Vol. 13 Núm. 1 (2017)
Artigos

Informação empresarial: conceitos de relevância e pertinência aplicados a mídias sociais

Francisco Carlos Paletta
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Biografía
Leonardo Gonçalves Silva
Universidade de São Paulo
Biografía
Thamyres Santos
Universidade de São Paulo
Biografía

Publicado 2017-08-01

Palabras clave

  • Informação. Organização da Informação. Inteligência Competitiva. Relevância e Pertinência da Informação. Monitoramento de Mídias Sociais.

Cómo citar

Paletta, F. C., Silva, L. G., & Santos, T. (2017). Informação empresarial: conceitos de relevância e pertinência aplicados a mídias sociais. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13(1), 2–14. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/429

Resumen

Analisar o uso da informação no ambiente das organizações, de maneira a definir o papel que esta possui para o desenvolvimento da instituição e para a criação de estratégias competitivas de mercado. É essencial para a competitividade global que a empresa analise o ambiente dinâmico a sua volta, para encontrar possíveis tendências ou ameaças a seus produtos e serviços. Ao considerar o ambiente externo, a organização deve focar fundamentalmente naquele que é o usuário de seus serviços, procurar identificar sua opinião e sugestão de melhorias. Atualmente, com o maior acesso da população à informação, as empresas precisam estar focadas na opinião do usuário que é divulgada através das redes sociais. A técnica está no monitoramento de mídias sociais, ou social media, que coleta informações sobre os produtos ou serviços, as quais podem ser avaliadas quanto à relevância e a pertinência para a empresa