Vol. 11 Núm. 2 (2015)
Artigos

Os discentes do curso de biblioteconomia e o acesso ao ensino superior na UFMT/CUR - 2009 A 2012: um estudo de caso

Janete Fernandes Silva
Universidade Federal de Mato Grosso
Biografía

Publicado 2016-06-23

Palabras clave

  • Perfil Acadêmico. Biblioteconomia. IES. Vestibular. ENEM/SISU

Cómo citar

Silva, J. F., Diniz, E. S., & Santos, A. F. dos. (2016). Os discentes do curso de biblioteconomia e o acesso ao ensino superior na UFMT/CUR - 2009 A 2012: um estudo de caso. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11(2), 108–138. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/302

Resumen

Este artigo tem como objetivo conhecer o perfil acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da UFMT/CUR, no período correspondente a 2009-2012. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de cunho exploratório, cuja finalidade foi averiguar a forma de acesso desses alunos ao Curso, se via vestibular e/ou ENEM/SISU. Optou-se pelo uso do questionário com questões objetivas, embora de caráter qualitativo, como instrumento de coleta de dados. A análise e a discussão dos resultados foram elaboradas por meio da organização dos dados em categorias de análise, de modo que fosse possível tecer argumentos, levando em consideração a fundamentação teórica e os objetivos traçados. Concluiu-se que as duas formas de acesso, o vestibular e o ENEM/SISU, apresentaram semelhanças quanto ao perfil dos sujeitos pesquisados. Os resultados evidenciaram o surgimento de indicativos de mudanças relacionados à renda, à situação de empregabilidade e à expectativa em relação ao Curso. Ao levantar a questão sobre a melhor forma de acesso à Universidade, os entrevistados não souberam opinar qual a mais adequada.