Vol. 10 Núm. 1 (2014)
Artigos

Sociedade da informação x biblioteconomia: em busca do moderno profissional da informação (MIP)

Jorge Santa Anna
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografía
Gleice Pereira
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografía
Suelen de Oliveira Campos
universidade Federal do Espírito Santo
Biografía

Publicado 2014-07-22

Palabras clave

  • Tecnologias da informação e comunicação. Gestão da Informação. Biblioteca híbrida. Moderno profissional da informação.

Cómo citar

Santa Anna, J., Pereira, G., & Campos, S. de O. (2014). Sociedade da informação x biblioteconomia: em busca do moderno profissional da informação (MIP). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 10(1), 68–85. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/293

Resumen

A sociedade atual está em construção, definindo-se a partir das transformações ocasionadas com a explosão informacional e com os novos artefatos tecnológicos desenvolvidos para o gerenciamento efetivo das informações geradas e disseminadas no contexto social. Esta nova conjuntura social ocasiona mudanças em todas as instituições sociais e seus profissionais. Partindo deste contexto, este artigo apresenta as pressões imbricadas ao bibliotecário, cuja atuação profissional visa atender a necessidades diferenciadas, sendo necessária sua adequação ao trinômio: tecnologias, inovação e aprimoramento. Por meio de uma revisão de literatura nos estudos nacionais e internacionais sobre a necessidade de adequação do bibliotecário ao perfil do Moderno Profissional da Informação (MIP), depreendeu-se que o bibliotecário deve acompanhar as mudanças por meio da educação continuada e do trabalho multidisciplinar, a fim de adequar-se ao novo espaço de trabalho: a biblioteca híbrida, em um contexto dinâmico, diversificado e mutável, típico da sociedade pós-moderna. Aprendeu-se que as competências do MIP não atendem as exigências das bibliotecas do novo milênio, o que exige a ampliação dessas competências, tornando o profissional propenso a atender as complexidades desse novo espaço.