Vol. 10 Núm. 1 (2014)
Artigos

Dimensões de qualidade na avaliação da satisfação dos usuários da biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba

Raimundo Normando Madeiro Monteiro
Biografía
Luciana Ferreira da Costa
Universidade Federal da Paraíba
Biografía
Francisca Arruda Ramalho
Universidade Federal da Paraíba
Biografía

Publicado 2014-07-22

Palabras clave

  • Avaliação. Satisfação. Satisfação dos usuários. Biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho.

Cómo citar

Monteiro, R. N. M., Costa, L. F. da, & Ramalho, F. A. (2014). Dimensões de qualidade na avaliação da satisfação dos usuários da biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 10(1), 21–35. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/278

Resumen

Avalia a satisfação dos usuários da biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho do Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região Paraíba segundo dimensões de qualidade: Características/especificações; Desempenho; Conformidade; Imagem; Atendimento ao cliente. A pesquisa é exploratório-descritiva e utiliza-se de abordagens quantitativa e qualitativa que explora como instrumento de coleta de dados o questionário. Para organização e análise dos dados utiliza inferências percentuais e a técnica da categorização. Caracteriza o perfil dos usuários e avalia o nível de satisfação destes com os produtos e serviços da biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho. Apresenta como resultados, que as dimensões Conformidade e Atendimento ao cliente são as que apresentam maior percentual de satisfação por parte dos usuários. Conclui que a biblioteca deve estar atenta às dimensões que apresentam insatisfação com vistas à mudança deste cenário, atentando, ainda, por manter os índices de satisfação das dimensões positivas. Para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, recomenda-se a realização de programas de educação/treinamento de usuários internos e externos. Sugere que a biblioteca deve realizar a divulgação e promoção de seus produtos e serviços por meio de ações de marketing e utilização de sua homepage como canal de efetiva interação com os usuários.