Vol. 20 (2024)
Melhores Trabalhos do SNBU 2023

Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias

Ana Cristina Gomes Santos
Universidade Federal Rural da Amazônia
Biografía

Publicado 2024-07-28

Palabras clave

  • Ciência aberta,
  • Repositório de dados,
  • Comunicação científica,
  • Gestão de dados de pesquisa

Cómo citar

Santos, A. C. G. (2024). Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20, 1–17. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2042

Resumen

Apresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via Google forms para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outras ações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científica

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