Gestão da informação e etnografia na podosfera: bases para a transição de um podcast acadêmico
Publicado 2025-01-10
Palabras clave
- Podcast,
- Podosfera,
- Biblioteca universitária
Cómo citar
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Resumen
Este artigo discute a transição de um podcast acadêmico produzido entre os anos de 2019 e 2023, equivalente a cinco temporadas na podosfera, e gerenciado em biblioteca universitária. Como referencial teórico, apresenta 10 teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), as quais comprovam o quão recentes são as pesquisas desenvolvidas sobre podcasts. Como metodologia, aplica-se a podcast ethnography, traduzida livremente como etnografia na podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise e avaliação do conteúdo publicado por um podcast acadêmico consolidado na podosfera. A partir da aplicação desse método, discutem-se as temporadas do podcast analisado e as 10 fases de sua transição na podosfera, a qual é justificada em virtude da migração de plataforma de hospedagem, da PodCloud para a Podcastics, e devido à atualização do nome do podcast no ano de 2023. Conclui que o ambiente virtual da podosfera pode ser comparado a uma biblioteca digital de áudio em crescimento exponencial, sugerindo, ainda, possibilidades de estudos futuros acerca dessa temática.
Citas
- ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução: José Fonseca. Consultoria, supervisão e revisão técnica: Bernardo Lewgoy. Porto Alegre: Bookman: Artmed, 2009.
- BORGES, Mauro. Explorando o uso de plataformas digitais de mídia social por empresas para co-criação com consumidores. Orientação: ngela Freitag Brodbeck. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/30135. Acesso em: 15 ago. 2023.
- DEMARTINI, Felipe. Em alta desde 2019, podcasts multiplicam gêneros e dinheiro no Brasil. Canal Tech, [São Paulo], 3 dez. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/especial-em-alta-desde-2019-podcasts-multiplicam-generos-e-dinheiro-no-brasil-175681. Acesso em: 2 jun. 2023.
- FARKAS, Meredith G. Social software in libraries: building collaboration, communication, and community online. Medford, N. J.: Information Today, 2007.
- FÁVARI, Cesira Elisa de. Narrativas benjaminianas: discrição e engenhosidade como figuras pedagógicas possíveis. Orientação: Paula Ramos de Oliveira. 2020. 172 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202133. Acesso em: 15 ago. 2023.
- FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Orientação: Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade. 2013. 337 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14448. Acesso em: 15 ago. 2023.
- GARCIA, Angélica Gonçalves. Histórias de vida, histórias de luta: as memórias das lutas populares nas periferias de São Paulo. Orientação: Luís Guilherme Galeão da Silva. 2022. 213 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-03112022-182018/pt-br.php. Acesso em: 15 ago. 2023.
- GRIBL, Heitor. Radioblog na escola: uma proposta para os multiletramentos. Orientação: Denise Bértoli Braga. 2014. 223 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/946222. Acesso em: 15 ago. 2023.
- JALES, Andressa Kaline Ferreira Araújo. Tecnologias assistivas sobre infecções sexualmente transmissíveis para pessoas cegas: validação de conteúdo e semântica à luz de David Ausubel. Orientação: Richardson Augusto Rosendo da Silva. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30761. Acesso em: 15 ago. 2023.
- KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Revisão técnica: Tatiana Melani Tosi e Raúl Ranauro Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014. E-book. Edição do Kindle.
- LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Cocriação de valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. São Paulo: Atlas, 2014.
- LUNDSTRÖM, Markus; LUNDSTRÖM, Tomas Poletti. Podcast ethnography. International Journal of Social Research Methodology, v. 24, n. 3, p. 289-299, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13645579.2020.1778221. Acesso em: 24 abr. 2023.
- OLIVEIRA, Jacqueline Mary Soares de. “O perdão que ele me pediu nunca me limpou”, circuitos de violência contra as mulheres: o registro de uma cartografia. Orientação: Márcia Santana Tavares. 2022. 147 f. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35579. Acesso em: 15 ago. 2023.
- PAIXÃO, Yan Navarro da Fonseca. O uso da narrativa transmídia no ensino de Geografia. Orientação: Hindenburgo Francisco Pires. Coorientação: Xosé Manuel Souto González. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Centro de Tecnologia e Ciências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13242. Acesso em: 15 ago. 2023.
- PODCAST. In: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. Disponível em: https://bit.ly/podcast-na-bdtd. Acesso em: 15 ago. 2023.
- PODOSPHERE. In: COLLINS Dictionary. [S. l.]: Collins, 2023. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/podosphere. Acesso em: 14 abr. 2023.
- RAMASWAMY, Venkat; OZCAN, Kerimcan. O paradigma da cocriação. Tradução: Maria Lucia de Oliveira. São Paulo: Atlas, 2016.
- ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2021.
- SARKAR, Tanmay De. Introducing podcast in library service: an analytical study. VINE, v. 42, n. 2, p. 191-213, 2012. Disponível em: 10.1108/03055721211227237. Acesso em: 12 mar. 2023.
- SILVA, Luana Viana e. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Orientação: Carlos Pernisa Júnior. 2022. 282 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14264. Acesso em: 15 ago. 2023.
- SPOTIFY for Podcasters Summit. São Paulo: Spotify Studios, 2019. Podcast, 34 episódios. Disponível em: https://open.spotify.com/show/0MP5I0nVsnQbfKD8f682Ff. Acesso em: 10 abr. 2023.
- TRINDADE, Rodrigo. Com gigantes por trás, 2019 é o novo "ano do podcast" no Brasil. Tilt UOL, São Paulo, 20 ago. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/08/20/2019-e-o-ano-dos-podcasts-no-brasil.htm. Acesso em: 2 jun. 2023.
- YOSHIMOTO, Eduardo. Gênero, sexualidade e midiatização no ensino de Sociologia: podcast escolar produzido com educandas e educandos do Ensino Médio. Orientação: Paulo Rennes Marçal Ribeiro. 2020. 312 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202684. Acesso em: 15 ago. 2023.