Vol. 20 (2024)
Artigos

Atuação multi, pluri e interdisciplinar na perspectiva docente : uma perspectiva epistemológica

Vanderlei Ferreira Vassi
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Biografía
Marta Lígia Pomin Valentim
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Biografía
Carlos Henrique de Vasconcelos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Biografía
Gysele Fernandes dos Santos Rogo
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Biografía
Larissa Chadi e Silva
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Biografía

Publicado 2024-03-09

Palabras clave

  • Ciência da Informação,
  • Multidisciplinaridade,
  • Pluridisciplinaridade,
  • Interdisciplinaridade,
  • Atuação docente

Cómo citar

Vassi, V. F., Valentim, M. L. P., de Vasconcelos , C. H., Fernandes dos Santos Rogo, G., & Chadi e Silva, L. (2024). Atuação multi, pluri e interdisciplinar na perspectiva docente : uma perspectiva epistemológica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 20. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1941

Resumen

Evidencia-se que a interdisciplinaridade é uma característica que está presente desde a gênese da Ciência da Informação, uma vez que o campo científico apresenta pontos de intersecção com distintas áreas do conhecimento as quais são análogas. Nessa perspectiva, discute-se os conceitos de multi, pluri e interdisciplinaridade a luz de uma perspectiva epistemológica e de sua concepção pelo docente em sua prática. A primeira etapa dos procedimentos metodológicos se refere a revisão da literatura, realizada por meio de um levantamento na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e no Google Acadêmico. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualiquantitativa, aplicando-se um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados alcançados evidenciam que a classe docente, ainda, confunde os referidos conceitos, pois identificou-se que não há clareza em relação as convergências e divergências entre os conceitos ‘pluri’ e ‘multi’ e, em alguns casos, os confundem com o conceito de interdisciplinaridade. Observa-se que existe diferença de interpretação e/ou desconhecimento dos termos, levando a crer que pode ser um dos fatores que fragiliza as discussões em relação à temática, bem como em relação a sua aplicação em diferentes contextos profissionais.

Citas

  1. ALMEIDA FILHO, N. de. Transdisciplinaridade e saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v.2, n.1-2, p.5-20, 1997.
  2. BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
  3. COUTO, R. M. de S. Fragmentação do conhecimento ou interdisciplinaridade: ainda um dilema contemporâneo? Revista FAAC, Bauru (SP), v.1, n.1, p.11-19, abr./set. 2011.
  4. DELATTRE, P. Recherches interdisciplinaires. In: Encyclopedia Universalis. Paris: Organum, 1973. p.387-394.
  5. DOMINGUES, I. (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II. Belo Horizonte: Editora UFMG; IEAT, 2005. 413p.
  6. FERREIRA, A. F.; SARDELARI, R. M. T.; MESSIAS, L. C. S.; ZUCCARI, P.; VALENTIM, M. L. P. A presença da multidisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp - Marília. Informação & Informação, Londrina (PR), v.23, n.3, p.122-142, set./dez. 2018.
  7. HECKHAUSEN, H. Discipline and interdisciplinarity. In: CERI. Interdisciplinarity: Problems of teaching and research in universities. Paris: OECD Publications Center, 1972. 307p.; p.83-127.
  8. HOLLAND, G. A. Information science: an interdisciplinary effort? Journal of Documentation, v.64, n.1, p.7-23, 2008.
  9. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  10. JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  11. MORIN, E. A articulação dos saberes. In: MORIN, E.; ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Orgs.). 4.ed. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
  12. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p.
  13. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
  14. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. 120p.
  15. NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento transdisciplinaridade. In: UNESCO. Educação e transdisciplinaridade. São Paulo: USP, 2000.
  16. PIAGET, J. Epistemologie des rélations interdisciplinaires. In CERI (Ed.). L'interdisciplinarité. Problèmes d'enseignement et de recherche dans les Universités. Paris: UNESCO/OCDE, 1972. p.131-144.
  17. PINHEIRO, L. V. R. (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e interdisciplinaridade. Brasília: IBICT, 1999.
  18. PINHEIRO, L. V. R. Ciência da Informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. In: GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N.; ORRICO, E. G. D. (Orgs.). Políticas de memória e informação: reflexos na organização do conhecimento. Natal: EDUFRN, 2006. p.111-141
  19. PINHEIRO, L. V. R. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.15, n.1, p.13-48, jan./jun. 2005.
  20. PINHEIRO, L. V. R. Campo interdisciplinar da Ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. In: ________ (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e interdisciplinaridade. Brasília: IBICT, 1999b. p.155-182
  21. PINHEIRO, L. V. R. Campo interdisciplinar da ciência da informação: fronteiras remotas e recentes. Investigación Bibliotecnológica, Ciudad de México, v.12, n.25, p.132-163, 1998.
  22. PINHEIRO, L. V. R. A Ciência da Informação entre sombra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar. 1997. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  23. PINHEIRO, L. V. R.; LOUREIRO, J. M. M. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.1, p-42, jan./abril 1995.
  24. POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v.10, n.1, p.9-40, 1. Sem. 2008.
  25. SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun. 1996.
  26. SOUZA, E. D. A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 346f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação (ECI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, 2011.