v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022
Artigos

O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores

Jessica Cristina Junior da Silva
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Biografia
Jaqueline Santos Barradas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Biografia

Publicado 19-12-2022

Palavras-chave

  • Redes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.

Como Citar

Silva, J. C. J. da, & Barradas, J. S. (2022). O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(3), 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909

Resumo

Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em que foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, a qual permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados e, a partir disso, definir estratégias de forma a impactar a oferta de produtos e serviços das bibliotecas, além de abrir um novo canal de diálogo com os usuários. Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.