O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
Published 2022-12-19
Keywords
- Redes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.
How to Cite
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Abstract
Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em que foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, a qual permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados e, a partir disso, definir estratégias de forma a impactar a oferta de produtos e serviços das bibliotecas, além de abrir um novo canal de diálogo com os usuários. Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.