Vol. 18 Núm. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular

Fabiola Pereira Costa
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Meri Nadia Marques Gerlin
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Publicado 2022-08-30

Palabras clave

  • Arquivística,
  • Arquivo Público,
  • Competências,
  • Ensino Fundamental,
  • Mediação cultural.

Cómo citar

Costa, F. P., & Gerlin, M. N. M. (2022). Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–20. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853

Resumen

Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos.