v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP

Sara Regina de Souza
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)
Helen de Castro Silva Casarin
Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da Informação,
  • Aluno com deficiência,
  • Biblioteca escolar.

Como Citar

Souza, S. R. de, & Casarin, H. de C. S. (2022). Bibliotecas escolares e o estudante com deficiência: um estudo em quatro escolas de Marília-SP. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1848

Resumo

A criação de decretos, leis, pela sociedade, garante direito educacional a todo indivíduo. Busca analisar a importância da biblioteca na formação do estudante, em particular o estudante com deficiência, bem como as estratégias utilizadas pelos bibliotecários/respondentes da pesquisa na mediação e no atendimento. Questiona o desafio da biblioteca escolar na adequação ao âmbito informacional deste tipo de público, em quatro bibliotecas escolares na cidade de Marília – São Paulo. Justifica pela importância da biblioteca como extensão da sala de aula para o ensino-aprendizagem do estudante. Objetiva-se descrever e analisar o papel da biblioteca escolar, na contribuição social para a formação da pessoa com deficiência, para que se torne cidadão independente na busca informacional. Aborda a inclusão do estudante com deficiência no âmbito educacional. Para realização do estudo, utilizou-se um questionário com nove questões abertas e fechadas, aplicado a quatro escolas particulares da cidade de Marília – São Paulo, que possuem biblioteca escolar, com bibliotecários. Os resultados foram tabulados e analisados na abordagem qualitativa.  Após análise das respostas das quatro bibliotecas, foi possível constatar que, os objetivos foram alcançados, e encontramos poucos resultados positivos: todas recebem os alunos com deficiência, e estes estudantes frequentam a biblioteca; dessas quatro bibliotecas: uma atende os estudantes com deficiência, a mesma possui material especializado para as necessidades desse público, e duas dessas são adaptadas/adequadas, e contribuem com a escola no aprendizado desses alunos. Os profissionais participantes do estudo precisam de capacitação. Desta forma, os desafios: atendimento precário, estruturas não adequadas para acessar o acervo, e o espaço físico da biblioteca, a falta de verbas e materiais, e de ações atitudinais por parte do bibliotecário, são fatores pertinentes na maioria das bibliotecas analisadas. Concluímos que nenhuma das quatro bibliotecas da pesquisa estão totalmente adequadas, nem os seus profissionais estão totalmente capacitados para o recebimento e atendimento dos estudantes com deficiência, a ineficácia desses primeiros prejudicará todo o restante.