Vol. 18 Núm. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Possibilidades de mediação da informação no Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA

Gerlandy Leão da Silva
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Hamilton Vieira de Oliveira
Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicado 2022-08-30

Palabras clave

  • Mediação da Informação,
  • Biblioteca,
  • Profissional da informação,
  • Instituto Federal,
  • Educação Profissional

Cómo citar

Silva, G. L. da, & Oliveira, H. V. de. (2022). Possibilidades de mediação da informação no Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–17. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1847

Resumen

A pesquisa faz uma análise sobre a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Discorreu-se, de modo sucinto, sobre a expansão dos Institutos Federais e de suas bibliotecas pelo país, que atendem um público diverso, no âmbito social e econômico, e que podem cursar a educação profissional do nível básico ao superior. O objetivo geral do trabalho é analisar a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto por meio do bibliotecário, discutindo-se o conceito de interferência do profissional da informação na teoria e na práxis. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quali-quantitativa onde realizou-se como procedimentos: levantamento bibliográfico conciso sobre mediação da informação (tema central) relacionando os conceitos do tema central e a práxis bibliotecária; análise documental elencou as atribuições dos bibliotecários e quais se enquadram na mediação da informação. Dentre os resultados verificou-se que 93,8% dos entrevistados concordam realizar atividades gerenciais; cerca de 88% disseram realizar atividades educativas e culturais em suas bibliotecas; e além disso, 25% concordam parcialmente e 75% concordam totalmente que realizam catalogação, indexação ou outra atividade técnica, ou seja, 100% dos entrevistados realizam processamento técnico nas bibliotecas. A maioria dessas bibliotecas não atuam em espaços setorizados, como as bibliotecas universitárias, e são compostas, por um bibliotecário e auxiliares técnicos. Dessa forma, é possível afirmar que a mediação da informação realizada nas bibliotecas do Instituto Federal do Pará ocorre sobre três aspectos: o gerencial, o técnico e sócio-educativo-cultural. Nas considerações finais são apontadas algumas sugestões de aplicabilidade da mediação da informação baseado na coleta de exemplos e modernização de bibliotecas.