Publicado
2022-08-30
Palabras clave
- Mediação da Informação,
- Biblioteca,
- Profissional da informação,
- Instituto Federal,
- Educação Profissional
Resumen
A pesquisa faz uma análise sobre a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Discorreu-se, de modo sucinto, sobre a expansão dos Institutos Federais e de suas bibliotecas pelo país, que atendem um público diverso, no âmbito social e econômico, e que podem cursar a educação profissional do nível básico ao superior. O objetivo geral do trabalho é analisar a mediação da informação nas bibliotecas do Instituto por meio do bibliotecário, discutindo-se o conceito de interferência do profissional da informação na teoria e na práxis. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quali-quantitativa onde realizou-se como procedimentos: levantamento bibliográfico conciso sobre mediação da informação (tema central) relacionando os conceitos do tema central e a práxis bibliotecária; análise documental elencou as atribuições dos bibliotecários e quais se enquadram na mediação da informação. Dentre os resultados verificou-se que 93,8% dos entrevistados concordam realizar atividades gerenciais; cerca de 88% disseram realizar atividades educativas e culturais em suas bibliotecas; e além disso, 25% concordam parcialmente e 75% concordam totalmente que realizam catalogação, indexação ou outra atividade técnica, ou seja, 100% dos entrevistados realizam processamento técnico nas bibliotecas. A maioria dessas bibliotecas não atuam em espaços setorizados, como as bibliotecas universitárias, e são compostas, por um bibliotecário e auxiliares técnicos. Dessa forma, é possível afirmar que a mediação da informação realizada nas bibliotecas do Instituto Federal do Pará ocorre sobre três aspectos: o gerencial, o técnico e sócio-educativo-cultural. Nas considerações finais são apontadas algumas sugestões de aplicabilidade da mediação da informação baseado na coleta de exemplos e modernização de bibliotecas.