v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

As formas e efeitos da midiatização e remediação na mediação editorial: observações a partir de edições contemporâneas da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas"

Pedro Ivo Silveira Andretta
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade de São Paulo (USP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação Editorial,
  • Remediação,
  • Midiatização,
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas,
  • Teoria da Publicação

Como Citar

Andretta, P. I. S. (2022). As formas e efeitos da midiatização e remediação na mediação editorial: observações a partir de edições contemporâneas da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1845

Resumo

Nesta pesquisa, objetivamos refletir sobre às formas, articulações e efeitos da midiatização e remediação na mediação e informação, observando as mediações editoriais de 12 (doze) edições impressas e 3 (três) edições digitais brasileiras e recentes da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Em nosso percurso teórico abordamos sucintamente o conceito de midiatização, em especial, tal como compreendido por Stig Hjarvard; e remediação, em sua formulação por Jay David Bolter e Richard Grusin. Para nosso suporte metodológico-analítico na observação das formas e efeitos da midiatização e remediação, detivemo-nos nos componentes filtragem e enquadramento da Teoria da Publicação de Michael Bhaskar, com atenção na composição das capas e quarta-capas, na diagramação e na assinatura de Virgília, no “Capítulo CXLII - O pedido secreto”, nas edições selecionadas. Em nossos resultados, apresentamos e descrevemos alguns exemplos de nossas observações, que demonstram a midiatização e remediação atuando tanto sobre os elementos de mediação (os paratextos) quanto no próprio texto, em um movimento dinâmico e permanente de retroalimentação. Para concluir, destacamos que a esfera da mediação ocupa posição de centralidade nas dinâmicas culturais contemporâneas e que os processos de midiatização e remediação operam e produzem sentidos sobre as formas da mediação e informação.