v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação explícita e implícita: atividades, atributos e zonas de interseção para o alcance das dimensões da mediação da informação

Henriette Ferreira Gomes
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Dayane Patrícia Silva dos Reis
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Jéssica Natália de Jesus
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação da informação – Dimensões,
  • Mediação da informação - Bibliotecas,
  • Atividades de mediação da informação.

Como Citar

Gomes, H. F., Reis, D. P. S. dos, & Jesus, J. N. de. (2022). Mediação explícita e implícita: atividades, atributos e zonas de interseção para o alcance das dimensões da mediação da informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–23. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1841

Resumo

Considerando que, em todas as suas tipologias, as bibliotecas são dispositivos de apoio à inclusão social quando se tornam promotoras da cultura, da educação e da ciência, entende-se que suas atividades de mediação da informação, ao alcançarem as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, podem colaborar decisivamente para o desenvolvimento do protagonismo social. A partir desse pressuposto temos realizado pesquisas nos últimos anos com o objetivo de compreender essas atividades em uma revisão sistemática da literatura (RSL), identificando e categorizando seus atributos e as zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita da informação, entendendo que na observação dessas zonas de interseção pode-se obter maior efetividade na realização dessas atividades, em especial quando a análise focalizar o possível alcance das cinco dimensões da mediação da informação. Os resultados da pesquisa podem vir a contribuir para o estabelecimento de parâmetros de aperfeiçoamento das atividades mediadoras da biblioteca. Para tanto adotou-se como referencial teórico as contribuições de Almeida Junior, Gomes e Perrotti. Os resultados alcançados até o momento correspondem à identificação de atividades-chave da mediação explícita e implícita, seus atributos e subatributos, assim como 14 (quatorze) zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita, sendo que neste trabalho são apresentadas 04 (quatro) delas: a construção da ambiência informacional de qualidade e inclusiva; a adoção de dispositivos de apoio à inclusão; a mediação da informação em ambientes virtuais e a qualificação do bibliotecário-mediador de leitura. Na etapa da pesquisa em andamento se está analisando com maior acuidade os possíveis indicadores de qualidade dessas atividades, como também identificando e analisando elementos constitutivos das cinco dimensões da mediação da informação que têm maior ou menor tendência de alcance a partir dessas zonas de interseção, buscando-se contribuir para a maior efetividade da mediação para o acesso, uso e apropriação da informação.