Vol. 18 Núm. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação de histórias em quadrinhos com personagem negro: uma análise de Lúcio do autor Ziraldo

Odilia Barbosa Ribeiro Fernandes
Biblioteca Pública de Tarumã e Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Sueli Bortolin
Bortolin
Rovilson José da Silva
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado 2022-08-30

Palabras clave

  • Histórias em quadrinhos,
  • Mediação-histórias em quadrinhos,
  • Lúcio-protagonismo negro,
  • Ziraldo-Turma do maluquinho

Cómo citar

Fernandes, O. B. R., Bortolin, S., & Silva, R. J. da. (2022). Mediação de histórias em quadrinhos com personagem negro: uma análise de Lúcio do autor Ziraldo. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–18. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1839

Resumen

A principal característica das Histórias em quadrinhos (HQs) é ser composta de narrativas sequenciais com textos e imagens (cores, palavras, onomatopeias, balões, gestos, traços em movimento etc.). Inicialmente as HQs eram publicadas no formato impresso e no Brasil, entre as crianças, ficou conhecida como “gibis” que elas gostavam de colecionar. Na atualidade tem recebido outros nomes, formatos, diversidade nas temáticas, transmutação do papel para telas e telões. No passado não foi bem-vinda na escola, pois sua presença causava estranheza, chegou a ser proibida e tratada como subliteratura. A sua importância na formação do leitor se expandiu por insistência de profissionais antenados e conhecedores do universo infantil. Para os procedimentos metodológicos serão utilizados, após a revisão de literatura, a pesquisa documental, nesse caso um Almanaque Maluquinho do Ziraldo, intitulado 'Lúcio e os livros'. Lúcio é um menino negro que integra o universo da Turma do menino maluquinho. No livro há sete histórias, mas comporão a análise apenas cinco histórias. As primeiras conclusões apontam que, apesar do Lúcio não ser o principal protagonista da Turma, é o personagem mais inteligente e dedicado aos estudos. Essa representação de um menino negro e intelectual pode ser considerada um marco importante na formação antirracista dos pequenos leitores, pois as características de Lúcio fogem de estereótipos como: jogador de futebol, sambista, entre outros. O fato de apresentar aos leitores um menino negro, por meio de uma figura sábia, contribui para a real diversidade existente entre as crianças e isso poderá interferir na autoestima das crianças de diferentes etnias por elas se sentirem representadas. Essa também é uma função da literatura que deve ser plural e dos mediadores empenhados na formação dos leitores.