Publicado
2022-08-30
Palabras clave
- Mediação da informação,
- protagonismo social,
- mulheres na ciência,
- gênero,
- feminismo,
- Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
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Resumen
A pesquisa versa sobre o processo de mediação consciente da informação, no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, no período de 1994 a 2019. Objetivou-se, de forma geral, analisar a mediação consciente da informação por meio da produção científica sobre os termos ‘mulheres’, ‘gênero’ e ‘feminismo’ nos anais do encontro. Pretendeu-se: a) Mapear as pesquisadoras que publicaram trabalhos nos anais do encontro com os termos ‘mulher’, ‘gênero’ e ‘feminismo’ que constam no título e/ou nas palavras-chave; b) Identificar os conteúdos informacionais mediados conscientemente pelas pesquisadoras e como contribuem para o protagonismo social; c) Demonstrar o quantitativo dessas produções. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de cunho exploratório, documental e descritivo. Para coletar os dados, recorreu-se ao Repositório Benancib, que disponibiliza, em rede, um compilado de pôsteres, resumos expandidos e comunicações orais publicados nos anais do encontro, e à Plataforma Lattes, que disponibiliza os Currículos Lattes das pesquisadoras. Encontraram-se 4.508 (quatro mil quinhentos e oito) artigos publicados nos anais do encontro, dos quais apenas 58 (cinquenta e oito) atendiam ao objetivo específico ‘b’ estabelecido neste estudo. Para representar os dados coletados, foram utilizados o software Microsoft Excell e técnicas estatísticas no processo de elaboração de tabelas e gráficos. Para proceder à análise documental e discutir sobre os dados, recorreu-se aos procedimentos bibliométricos. Os resultados revelaram que, por intermédio da mediação consciente dos conteúdos informacionais produzidos e publicados no encontro, as pesquisadoras têm atuado com vistas a contribuir com o protagonismo das mulheres na Ciência da Informação e que as produções científicas mediadas pelas(os) pesquisadoras(es) com os termos ‘mulher’, ‘gênero’ e ‘feminismo’ contribuem, de forma direta, para que as mulheres sejam vistas como produtoras e usuárias da informação e atuem conscientemente com ações informacionais que visem ao seu protagonismo social e ao alcance da equidade de gênero.