v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas "doloridos"?

Ana Paula Pereira
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Sueli Bortolin
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Rovilson José da Silva
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Livro sem palavras,
  • Temas difíceis,
  • Temas doloridos,
  • Mediação da leitura. Mediação da literatura

Como Citar

Pereira, A. P., Bortolin, S., & Silva, R. J. da. (2022). Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas "doloridos"?. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1812

Resumo

Mediar literatura também é responsabilidade da biblioteca escolar. A literatura é imprescindível na formação do leitor crítico, mas é fundamental que o mediador diversifique os gêneros de textos literários. Discute-se nesse trabalho a mediação da leitura por meio dos livros sem palavras. Tem-se como objetivo identificar livros sem palavras que apresentam temas doloridos e sugerir como eles podem ser explorados pelos mediadores. Salienta-se que os livros sem palavras aqui focados são os que abordam temáticas doloridas. Temáticas que muitas vezes suscitam o medo e acabam sendo evitadas na biblioteca escolar ou na família por vários motivos, entre eles: insegurança do mediador, preocupação excessiva com a “fragilidade” da criança ou mesmo com o medo da reação dos familiares. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental com caráter descritivo e abordagem qualitativa. Pretende-se com o foco nas obras sem palavras que elas sirvam de sugestão aos mediadores na escola. A escolha teve como base inicial a elaboração da listagem das obras que foram premiadas, desde 1981, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), quando foi criada essa categoria. Elas focam diferentes emoções, entre elas: alegria, tristeza, solidão, amor, desamor, afeto, perdas, abandono; porém foram selecionadas apenas as obras sem palavras que abordavam temas doloridos, e que foram assim classificadas: questões lúdicas, questões sociais, questões existenciais e questões ambientais. Optou-se pela obra 'Cena de Rua' de Angela Lago como modelo de mediação da leitura. Justifica-se a escolha por se tratar de uma obra classificada como 'hors-concours' e por conter uma temática considerada pelos proponentes do artigo com possibilidade máxima de provocar compaixão, que é o trabalho infantil e a situação de rua. Conclui-se que a leitura reflexiva e crítica das obras com temáticas dolorosas é tão fundamental quanto a literatura jocosa, cabendo aos mediadores diversificar seu repertório no momento da escolha da obra, sem temer narrativas com imagens consideradas traumatizantes, pelo contrário, estando atento e sensível para aproveitar as oportunidades de contribuir com o equilíbrio ou reequilíbrio emocional dos leitores e sua sensibilidade social.