v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Mediação cultural em centros culturais: uma análise da exposição "Egito antigo: do cotidiano à eternidade" do Centro Cultural Banco do Brasil

Barbara Lipinski
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Luciane de Fátima Beckamn Cavalcante
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Centros Culturais,
  • Centro Cultural Banco do Brasil,
  • Exposição de Arte,
  • Mediação Cultural.

Como Citar

Lipinski, B., & Cavalcante, L. de F. B. (2022). Mediação cultural em centros culturais: uma análise da exposição "Egito antigo: do cotidiano à eternidade" do Centro Cultural Banco do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–16. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1810

Resumo

A mediação cultural está presente nos mais diversos ambientes, como por exemplo, nos centros culturais. Atentando para a importância desses centros para a sociedade contemporânea, o objetivo deste estudo foi analisar como os elementos desenvolvidos na exposição virtual “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, do Centro Cultural Banco do Brasil, exposta na unidade localizada na cidade de São Paulo, propiciam compreender aspectos relacionados à mediação cultural. Para tal, a pesquisa caracteriza-se por sua natureza básica, abordagem qualitativa, realização dos objetivos exploratória e descritiva, procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e estudo de caso, com a observação como instrumento de coleta de dados. Pretendeu-se com a pesquisa, por meio da escolha de determinadas peças representativas da cultura egípcia descritas na análise, explorar mais profundamente a mediação cultural como uma ação que pode aproximar, viabilizar e inter-relacionar a arte, a cultura e a informação de maneira significativa. O estudo evidenciou que a referida exposição, por intermédio do curador, realiza a mediação cultural, sendo que ela ocorre quando o mediador descreve as particularidades do objeto e sua utilidade e dessa forma produz sentido de acordo com o meio. O estudo considera a mediação cultural como um fator imprescindível para a apropriação da informação e construção de significado pelo público que visita a exposição.