Publicado
2022-08-30
Palabras clave
- Mediação da Informação,
- Interação Humano-Computador,
- Serviços de Redes Sociais Online,
- Revisão Sistemática de Literatura.
Resumen
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para o surgimento (ou a adaptação) de campos de estudo dedicados à interação entre o ser humano e os sistemas computacionais, tais como a Interação Humano-Computador. Objetivo: A pesquisa tem o objetivo de identificar e categorizar os estudos relacionados aos Serviços de Redes Sociais Online presentes no periódico International Journal of Human-Computer Interaction, a partir dos sete desafios da Interação Humano-Computador apresentados por Stephanidis et al. (2019). Metodologia: Caracteriza-se quanto a seus objetivos como um estudo exploratório e descritivo, que aplica como técnica os princípios da Revisão Sistemática de Literatura. Resultados: Foram analisadas 67 comunicações científicas. O tema Interação Humano-Ambiente foi o mais citado, seguido por: Ética, Privacidade e Segurança; Bem-estar, Saúde e Eudaimonia; Simbiose Humano-Tecnologia; e Organização Social e Democracia, respectivamente. Não foram encontradas comunicações científicas que tratassem do desafio Acessibilidade e Acesso Universal. Considerando o ano em que os artigos foram publicados, observa-se 2018 como o ano com maior índice de publicações. Observou-se ainda que as pesquisas relacionadas ao tema Serviços de Redes Sociais Online se apresentam dispersas no periódico entre os anos de 2010 e 2020, e que alguns termos como: Social Media e Sites de Redes Sociais, passaram a ser moldados à medida que os estudos sobre o tema foram aprofundados. Conclusão: Com base nas análises realizadas é possível afirmar que os estudos que combinam a Interação Humano-Computador, Ciência da Informação e os Serviços de Redes Sociais Online demandam ser mais amplamente pesquisados.