Vol. 17 (2021)
Artigos

O lugar da literatura sul-rio-grandense no contexto das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul

Lizandra Brasil Estabel
Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Biografía
Eliane Lourdes da Silva Moro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Biografía

Publicado 2021-06-19

Palabras clave

  • Literatura sul-rio-grandense,
  • Biblioteca Escolar,
  • Biblioteca Pública,
  • Disseminação,
  • Leitura.

Cómo citar

Estabel, L. B., & Moro, E. L. da S. (2021). O lugar da literatura sul-rio-grandense no contexto das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1501

Resumen

Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, baseada em estudo de caso, e pretende averiguar se a literatura sul-rio-grandense faz parte do acervo literário das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul e como se dá o processo de mediação e disseminação da leitura e da literatura para a comunidade. Os sujeitos desta pesquisa são bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares de instituições públicas, no âmbito federal, estadual e municipal, e da rede privada e bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas públicas municipais do Estado do Rio Grande do Sul. No cenário da biblioteca escolar e da biblioteca pública o protagonista é o leitor, com suas necessidades, desejos e anseios em relação ao acesso, uso e produção da informação e das práticas leitoras. Também é protagonista o bibliotecário que atua como mediador de informação e de leitura e como agente de disseminação da literatura, de ação cultural, um educador. Espera-se, em tempos de uso cada vez mais intenso das tecnologias, que a biblioteca seja o lugar da bibliodiversidade, onde a promoção e a disseminação da literatura sul-rio-grandense seja efetivada através dos diferentes suportes de informação, do livro ao e-book, contemplando a todas as pessoas, sem exceção, no seu direito ao acesso e uso do livro, à leitura, ao conhecimento e às bibliotecas.