Vol. 17 (2021)
Artigos

Quando as questões de gênero invadem a biblioteca escolar: proposta de calendário comemorativo da diversidade

Hélio Márcio Pajeú
Universidade Federal de Pernambuco
Biografía
Arthur Henrique Feijó de Almeida
Universidade Federal de Pernambuco
Biografía

Publicado 2021-10-02

Palabras clave

  • Biblioteca escolar. Questões de gênero. Mediação cultural. LGBT. Mulheres.

Cómo citar

Pajeú, H. M., & Almeida, A. H. F. de. (2021). Quando as questões de gênero invadem a biblioteca escolar: proposta de calendário comemorativo da diversidade. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–25. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1448

Resumen

Esse artigo tem por objetivo discutir a Biblioteca Escolar como agente social ativo no processo de ensino-aprendizagem no tocante às questões de gênero propondo com o auxílio do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Escola Estadual Almirante Soares Dutra um calendário de ações culturais a fim de abordar as questões de gênero na Biblioteca Monteiro Lobato. Assim, afirma-se a importância da Biblioteca Escolar, como peça fundamental para o processo de ensino-aprendizagem e auxílio na formação do senso crítico da comunidade usuária, ao fomentar o debate de temas transversais.