Vol. 17 (2021)
Artigos

Remodelagem do conteúdo das disciplinas de CDD e CDU: uma proposta para EaD

Elisângela Cristina Aganette
UFMG
Biografía
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
UFMG
Gercina Angela de Lima
UFMG
Célia da Consolação Dias
UFMG
Cíntia Lourenço
UFMG

Publicado 2021-06-15

Palabras clave

  • Remodelagem de disciplinas,
  • EAD,
  • Ensino a distância,
  • Materiais didáticos

Cómo citar

Aganette, E. C., Maculan, B. C. M. dos S., Lima, G. A. de, Dias, C. da C., & Lourenço, C. (2021). Remodelagem do conteúdo das disciplinas de CDD e CDU: uma proposta para EaD. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1441

Resumen

No cenário tecnológico contemporâneo, os ambientes de ensino têm sido transformados pelos recursos disponíveis para auxiliar professores na oferta dos conteúdos das disciplinas. Também afetam o modelo de aprendizado dos alunos, que, além do formato tradicional de sala de aula, podem contar com diversos recursos didáticos que os ajudam a conquistar mais autonomia e independência para a aprendizagem. Diante desse cenário, este artigo apresenta os resultados de um projeto dos docentes integrantes do Grupo de Pesquisa RECRI. O projeto buscou transformar as disciplinas cujos conteúdos abordam a Organização e o Tratamento da Informação, ofertadas de maneira presencial, em disciplinas que usam estratégias e recursos adotados pelos cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). Assim, foi desenvolvido, inicialmente, um conjunto de materiais didáticos inovadores e interativos para disciplinas específicas: CDD e CDU. Dentre os objetos de aprendizagem elaborados, destacam-se vídeos, mapas mentais, exercícios remodelados em formato de quiz e Estante Virtual de livros. Trata-se de um estudo de natureza social aplicada, e os procedimentos metodológicos foram divididos em cinco etapas. Ao final, percebeu-se que o redesenho da disciplina exigiu a qualificação dos professores para atuarem em um ambiente EAD, evidenciando a necessidade de aprendizado contínuo para o desenvolvimento de competências e habilidades.