Vol. 17 (2021)
Artigos

Biblioteca escolar: da educação ambiental à construção de uma cultura sustentável.

Fernanda May de Assis Nara
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Biografía
Marise Teles Condurú
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Biografía

Publicado 2021-06-12

Palabras clave

  • Educação ambiental,
  • Biblioteca escolar,
  • Sustentabilidade,
  • Informação ambiental,
  • Cultura sustentável.

Cómo citar

Nara, F. M. de A., & Condurú, M. T. (2021). Biblioteca escolar: da educação ambiental à construção de uma cultura sustentável. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–21. Recuperado a partir de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1437

Resumen

O Artigo tem como objetivo compreender a educação ambiental e sustentabilidade, identificando projetos de educação ambiental em bibliotecas escolares e analisar como o bibliotecário pode contribuir na construção de uma cultura sustentável. Pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Por tratar-se de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, utilizaram-se registros já publicados na área de Biblioteconomia, pedagogia e educação ambiental de fontes conceituadas, tais como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Periódicos CAPES e, para uma maior abrangência, foi utilizado o Google Acadêmico. Constatou-se que pouco se debate sobre a educação ambiental em bibliotecas escolares, no entanto algumas delas já exercem a função de catalisadoras da consciência ambiental através de projetos. A função do bibliotecário no processo da construção da cultura sustentável é facilitar o acesso à informação ambiental, utilizando métodos para tornar a biblioteca escolar um ambiente dinâmico e atrativo, buscando dar visibilidade a projetos voltados para a educação ambiental que envolvam não só a escola, mas também toda a comunidade ao redor. Para a construção da cultura sustentável, é possível utilizar três técnicas: a reestruturação cultural, a iniciação científica e a ação cultural.