v. 15 (2019): III FIEB Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia
Artigos

O empreendedorismo no contexto de formação do aluno graduando e pós-graduando

Maria Cristina Palhares
Centro Universitário Assunção - UNIFAI
Biografia
Marcelo Dias de Carvalho
Biografia

Publicado 10-01-2019

Palavras-chave

  • Empreendedorismo. Ensino-Projeto. Modelo de Negócio Canvas.

Como Citar

Palhares, M. C., & Carvalho, M. D. de. (2019). O empreendedorismo no contexto de formação do aluno graduando e pós-graduando. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 86–112. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1218

Resumo

O presente artigo aborda o empreendedorismo no contexto de formação curricular, da graduação e da pós-graduação lato senso. Embora tenha surgido no campo da Administração e Negócios, os aspectos sobre o tema foram incorporados a outras áreas de formação profissional, como a Biblioteconomia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Estes cursos têm ampliado de forma considerável o tratamento de conteúdos sobre o tema, visando capacitar alunos para a identificação de habilidades e competências, utilizando metodologias específicas e ferramentas disponíveis na web para aulas práticas e algumas referências teóricas, como Dolabella, Dorneles, Spudeit, Almeida Rocha e Vargas, principalmente. Enfatizando as etapas do processo empreendedor, a relevância do autoconhecimento, o plano de negócios e orientações, formas de subsídios que possam amparar qualquer tipo de empreendimento, comercial, cultural ou social. E evidencia o uso do Modelo de Negócios Canvas, por alunos de pós-graduação, como exemplo, possível de aplicação em qualquer tipo de projeto empreendedor.