v. 14 n. 3 (2018)
Artigos

“Nos anais da história a fama nunca rima com mulher... ”: memória e invisibilidade nos folhetos de cordel

Izabel França de Lima
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA)
Biografia
Vitória Gomes Almeida
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI)
Biografia

Publicado 28-09-2018

Palavras-chave

  • Informação e Memória,
  • Memória cultural,
  • Autoria feminina,
  • Poética da oralidade – Cordel

Como Citar

Lima, I. F. de, & Almeida, V. G. (2018). “Nos anais da história a fama nunca rima com mulher. ”: memória e invisibilidade nos folhetos de cordel. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(3), 345–363. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1137

Resumo

Discute acerca da autoria feminina nos folhetos de cordel e seus desdobramentos para o campo da memória no âmbito da Ciência da Informação, que já teve o folheto como objeto de estudo através de vários enfoques. Compreende que a exclusão das mulheres da memória social e cultural por meio da historiografia oficial, faz da memória um campo de disputa. Considera que a ideia de ser produzida por uma “cultura popular” com bases na oralidade, acaba por reforçar essa exclusão e invisibilidade, uma vez que na historiografia essa cultura é colocada como subalterna. A partir de uma revisão de literatura sobre o tema, busca colaborar na proposição de novas reflexões sobre o campo da memória e da Ciência da Informação, partindo de estudos críticos sobre o folheto, ao evidenciar e trazer a obra de diversas cordelistas.