Vol. 4 No. 1 (2008)
Artigos

A FORMAÇÃO DO LEITOR ATRAVÉS DAS BIBLIOTECAS: O LETRAMENTO E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO COMO PRESSUPOSTOS

Caroline da Rosa Ferreira Becker
Bio
Maria Selma Grosch
Bio

Published 2008-08-30

How to Cite

Becker, C. da R. F., & Grosch, M. S. (2008). A FORMAÇÃO DO LEITOR ATRAVÉS DAS BIBLIOTECAS: O LETRAMENTO E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO COMO PRESSUPOSTOS. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 4(1), 35–45. Retrieved from https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/59

Abstract

Este artigo visa contribuir para que as ações pedagógicas nas bibliotecas sejam voltadas para a formação de leitores, para seu desenvolvimento social e educacional. O estudo foi feito através de uma fundamentação teórica sobre leitura e letramento, sobre ciência da informação e sua relação com a formação de leitores, e sobre o papel do bibliotecário como agente na formação do leitor. Como considerações finais, propõe recomendações que contribuem para a formação do leitor através das bibliotecas. A relevância desta pesquisa constitui-se na possibilidade de buscar elementos-chave na educação, contribuindo assim para a formação de um país de leitores que busquem e utilizem criticamente a informação, através das bibliotecas.