Published
2022-08-30
Keywords
- Mediação da Informação,
- Função Educativa,
- Biblioteca Escolar,
- Bibliotecário Orgânico,
- Vila Velha,
- Espírito Santo.
...More
Less
Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar a função educadora do bibliotecário sob a perspectiva da mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Vila Velha/Espírito Santo. Como objetivos específicos procurou-se verificar a atuação do bibliotecário; identificar o papel da biblioteca escolar; averiguar os processos de mediação da informação a partir da perspectiva dos bibliotecários; identificar aspectos referentes à competência em informação; especificar as competências que dizem respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); verificar a existência do trabalho colaborativo entre os profissionais atuantes na escola. Como procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com bibliotecários efetivos, bibliotecários em regime de contrato temporário e auxiliares de biblioteca. Este encontro foi promovido no âmbito do Projeto A biblioteca escolar e a competência em informação: um programa de atividades voltadas para o ensino fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos, cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, que está em andamento. Para a coleta de dados, foram utilizadas as informações levantadas durante este encontro formativo por meio da transcrição dos diálogos ocorridos entre palestrantes e participantes e dos relatos via chat. Para análise e apresentação dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, especificamente, a análise categorial. Como resultados, foi possível perceber a visão dos bibliotecários quanto a sua postura educativa, os aspectos acerca do trabalho coletivo entre bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores, os elementos referentes às competências da Base Nacional Comum Curricular que estão envolvidos com o processo de mediação da informação. Considera-se que a formação causou impacto positivo e contribuiu na agregação e aprimoramento de conhecimentos acerca da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar. Salienta-se que como contribuições futuras tem-se as boas práticas desenvolvidas nas bibliotecas pelos participantes e as próximas formações que somarão aos resultados desta primeira fase do projeto.