v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Formação do bibliotecário escolar: perspectivas curriculares dos países no contexto ibero-americano

Fabiana Sala
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)
Cláudio Marcondes de Castro Filho
Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista 'Júlia de Mesquita Filho' (UNESP)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar,
  • Bibliotecário escolar,
  • Currículo,
  • Formação Profissional,
  • Biblioteconomia – Ensino

Como Citar

Sala, F., & Castro Filho, C. M. de. (2022). Formação do bibliotecário escolar: perspectivas curriculares dos países no contexto ibero-americano. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1846

Resumo

O estudo acerca da área de currículo e formação profissional do bibliotecário escolar se torna necessário em um contexto que passa por constantes mudanças e produz um volume de informações onde a seleção, avaliação e uso de maneira competente dessa massa de dados são caracterizados como requisito fundamental para a formação social. Para atender a essa necessidade, o papel do bibliotecário escolar deve ser entendido não apenas como de gestor, mas sim de educador pois, a biblioteca escolar constitui-se em um espaço, por excelência, para a formação integral do indivíduo. Dessa maneira, é essencial que as instituições de ensino na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação se comprometam com a formação de profissionais que se sintam capacitados e atraídos para atuar em ambientes educacionais. A partir dessa premissa, o objetivo do estudo é analisar como a formação do bibliotecário escolar tem sido abordada no currículo dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e na Colômbia. Em relação aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo comparativo. Para tanto, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, abrangendo revisão bibliográfica e análise documental. Como procedimento de interpretação de dados utiliza-se a Análise de Conteúdo. Os resultados destacam que, as disciplinas que abordam conteúdos relacionados à formação do bibliotecário escolar estão em posição de menor expressão na matriz curricular dos cursos analisados. No Brasil, eles estão dispostos na grade de disciplinas optativas e, na Colômbia, a formação é ofertada por meio da participação em um seminário sobre a temática. Diante do apresentado, conclui-se que o processo de formação possui lacunas que precisam ser repensadas. Contudo, espera-se com essa pesquisa apresentar contribuições teóricas e propor diretrizes de conteúdos que possam ser abordados nas disciplinas de Biblioteca escolar, visando a promoção de competências necessárias para a formação do bibliotecário escolar.