v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

Literacia visual no rol de competências do bibliotecário: um levantamento bibliográfico acerca das habilidades de mediação desenvolvidas a partir dos dados de pesquisa

Tainá Regly
IBICT/UFRJ

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Literacia visual,
  • Habilidades e competência dos bibliotecários,
  • Bibliotecário de dados,
  • Dados de pesquisa.

Como Citar

Regly, T. (2022). Literacia visual no rol de competências do bibliotecário: um levantamento bibliográfico acerca das habilidades de mediação desenvolvidas a partir dos dados de pesquisa. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–15. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1844

Resumo

As estruturas que formam o alicerce científico foram alteradas diante do crescente uso dos dados pela sociedade, o que torna imprescindível a adoção de novas maneiras de lidar com o armazenamento, acesso e preservação dos dados oriundos de pesquisas científicas. Nesse cenário, os bibliotecários têm papel fundamental para auxiliar os cientistas em suas pesquisas. Podem ser oferecidos treinamentos para o gerenciamento dos dados, mediação ao orientar sobre as melhores práticas e extração de informações a partir de representações gráficas. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em identificar habilidades e competências em dados a serem desenvolvidas pelos bibliotecários para mediar os processos informacionais, além de verificar se a literacia visual é uma delas. A metodologia proposta para o trabalho possui características qualitativa, descritiva, exploratória e de cunho bibliográfico por realizar um levantamento na literatura e fazer uso de material teórico para identificar as habilitações do profissional contemporâneo. Como resultado relata que a experiência com metadados, pesquisa, preservação e gestão do conhecimento torna os bibliotecários aptos a gerenciar os dados de pesquisa e fornecer treinamento para pesquisadores, de maneira que estes aprendam a acessar, interpretar criticamente, gerenciar, manusear e utilizar dados de maneira ética. Dentre as habilidades e competências levantadas, foram identificados conhecimentos referentes à curadoria de dados, metadados, repositórios, coleta, descrição, treinamento para alfabetização em dados, visualização, serviço de referência, políticas de gerenciamento de dados, entre outros. Conclui que os bibliotecários que lidam com dados devem transformar o seu fazer tradicional e que sua missão deve ser tornar os dados reutilizáveis, compartilháveis e preserváveis ao longo do tempo.  A requalificação se mostra como uma opção viável para que profissionais da informação estejam preparados para dar suporte aos novos requisitos da pesquisa científica, tais como o planejamento, gerenciamento, curadoria e visualização de dados.