Published
2022-08-30
Keywords
- Mediação da Informação,
- Biblioteca escolar,
- Bibliotecário escolar,
- Auxiliares de biblioteca,
- Vila Velha,
- Espírito Santo.
...More
Less
Abstract
Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.