v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação
IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação

A contribuição da ciência cognitiva no processo de mediação cultural: um estudo realizado no contexto da Ciência da Informação

Maria Giovana Soares
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Meri Nadia Marques Gerlin
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Margarete Farias de Moraes
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Publicado 30-08-2022

Palavras-chave

  • Mediação Cultural,
  • Mediação da Informação,
  • Ciência da Informação,
  • Ciência Cognitiva.

Como Citar

Soares, M. G., Gerlin, M. N. M., & Moraes, M. F. de. (2022). A contribuição da ciência cognitiva no processo de mediação cultural: um estudo realizado no contexto da Ciência da Informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1834

Resumo

A Ciência da Informação dialoga com diversas disciplinas o que, por sua vez, culmina em argumentações favoráveis e concepções antagônicas na literatura da área sobre a sua constituição interdisciplinar. Entre as abordagens que advogam favoravelmente acerca das relações da ciência supracitada com outros domínios do conhecimento, destacamos a sua articulação com a Ciência Cognitiva. Em se tratando dos estudos que compreendem os processos cognitivos, as temáticas relacionadas com a indexação relacionam-se com a área de representação temática e com o comportamento de usuários em sistemas de recuperação da informação. Em vista do exposto, apresentamos o objetivo de analisar a contribuição da Ciência Cognitiva para a mediação cultural trabalhada no contexto da Ciência da Informação. A metodologia compreende uma pesquisa de natureza exploratória, qualitativa com a contribuição de dados quantitativos, ao adotar como método o levantamento bibliográfico realizado em bases de dados on-line que, desse modo, remetem aos artigos científicos que contemplam as duas temáticas. Em relação a mediação cultural a recuperação foi insipiente, já que não houve o conhecimento de títulos que abordem a contribuição das duas ciências para a mediação cultural, mas apenas para a mediação, implícita e explícita, da informação. A partir desse momento, foi possível identificar pontos em comum entre as duas ciências e as possibilidades de interação entre ambas voltadas para a mediação cultural, já que as pesquisas recuperadas refletem a cognição como sendo inter-relacionada com a mediação da informação implícita ao dialogar com a área de estudo da indexação de assuntos e a mediação explícita com o serviço de referência e informação em bibliotecas de diversas tipologias. O momento da mediação explícita requer conhecimentos da área de estudo da cognição para beneficiar profissionais, usuários e produtores de informação em momentos de busca, recuperação, avaliação e, principalmente, da compreensão crítica necessária ao uso social da informação.